14 de Novembro de 2004: Guterres, Teruel, Artea
Novembro 14, 2004
Guterres, Teruel, Artea
Em 11 de Novembro de 2004, os núcleos fonéticos TER, TEA, TR, ER estiveram em destaque:
-António GuTERres, ex primeiro ministro de Portugal, reaparece públicamente com grande destaque ao intervir no 1º Congresso da Democracia Portuguesa organizado pela Associação 25 de Abril na Fundação Calouste Gulbenkian.
- A um quilómetro da cidade de TERuel (palavra com alguma similitude com GuTERres), capital de província do Baixo Aragão, Espanha, um camião articulado choca contra um automóvel, na N-234, causando 3 mortos.
- Num caminho de montanha perto de ARTEa (palavra que possui as letas T,E,R de GuTERres e de TERuel), em Vizcaya, país vasco espanhol, um todo o terreno despenha-se pela ladeira, morrendo o casal de idosos que nele viajava.
-Oito mil bombEiRos manifestam-se nas ruas de Madrid, exigindo, entre outras coisas, a antecipação da idade de reforma dos 65 para os 55 anos.
O predomínio relativo das letras T,E,R, nestas notícias destacadas não é uma casualidade.Em cada dia existem quatro ou cinco núcleos fonéticos dominantes nos noticiários veiculados pela televisão, rádio e imprensa escrita, em conexão com as posições dos planetas no Zodìaco.
Além do mais, António Guterres e seu o apelido teêm vínculos com Teruel e com Tejero pelas datas de 22-23 de Fevereiro, marcantes nas vidas destes dois entes, homem e cidade:
-Em 22 de Fevereiro de 1938, o Exército contra-revolucionário do general Franco tomou Teruel ao Exército Popular da II República Espanhola.
-Em 23 de Fevereiro de 1981, uma força de 175 guardas civis, comandados pelo tenente coronel António Tejero Molina, invade o parlamento espanhol e dispara rajadas de metralhadora, num intento de golpe militar fascista, do conhecimento prévio do rei Juan Carlos I de Espanha, golpe que a mobilização popular nas ruas e a inação de outros conspiradores direitistasfaz fracassar.
-Em 23 de Fevereiro de 1992, António Guterres é eleito secretário-geral do PS português.
Assim, pelo raciocínio de analogia, interdito ao «racionalismo» fragmentário que domina as universidades, incapazes de pensar o tôdo, Guterres «é» Teruel, tem um destino parcialmente comum a esta cidade e província espanhola.
© (Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiroz
0 Comments:
Post a Comment
<< Home